O que devo postar no Instagram?

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn

E, para começar com chave de ouro a nossa série #InstagramParaTodos, vamos te ajudar com conteúdos perfeitos para alavancar nas redes sociais e ter uma interação muito melhor com seus seguidores. E aí, preparados?!

Você e muitas outras pessoas já ficaram com essa dúvida: “O que devo postar no Instagram?“. Isso é mais comum do que pensa, mas estamos aqui para te ajudar. Inicialmente, temos que pensar que as redes sociais são o principal veículo de marketing para empresas de todos os tamanhos. E o Instagram é a maior delas, sendo a rede que mais cresce no Brasil! Senão, no mundo todo!
Creio que já tenha ouvido em vários lugares que é necessário postar com frequência, conteúdo original e, principalmente, relevante para o público que te segue. Mas é muito mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? Muitas vezes, é difícil ter inspiração para postar todos os dias. É um grande desafio, afinal, criatividade para todos dias?! Wow.

Mas, vamos te dar uma mãozinha nisso. Só que, antes de tudo, tenha isso em mente: É normal ter dificuldades. Lembre-se: até as pessoas mais criativas do mundo, de vez em quando, passam por bloqueio.
Todo mundo fala que é fundamental postar TODOS DIAS para fazer seu perfil crescer e ter sempre conteúdo para aqueles que te seguem. E, claro, estão certo! Mas, o objetivo de tudo isso é te destacar das demais, não é? Uma dica de ouro: Monte um calendário de postagens, com pelo menos uma por dia. E, tente mais, ouse: Faça reels, IGTV, story e algo no feed diariamente. Mantenha seu perfil em movimento e, lembrando, o Instagram tá dando bastante engajamento para conteúdos com vídeo. Então, deixe a timidez de lado e solte sua criatividade, apareça nos “queridinhos #foryou”!

O segredo mesmo é não deixar para produzir tudo na hora de postar. Além de ficar sobrecarregado, para o crescimento do seu perfil é necessário um cuidado diário. Sempre nutrindo, cuidando e criando conexão com seu público. Afinal, pessoas conectam pessoas.
Uma coisa importante na criação de conteúdo para seu perfil é conhecer e compreender seu público, o que ele busca, como se comunica. Saber exatamente como o nicho que você quer “desbravar” é mega importante, não adianta ter posts mega interessantes, se seu público não está interessado no assunto. :/

LINHAS EDITORIAIS. O QUE É?
Calma, linhas editoriais são basicamente os tipos de post do seu perfil. Analisando com calma o feed, é possível perceber um padrão nos temas e tipos de postagens.
Definir suas “linhas editoriais” é bom para ter mais facilidade sobre o que postar em seu Instagram. Inclusive, fica melhor para distribuir todo conteúdo naquele calendário de publicações futuras, como disse anteriormente.

ACOMPANHE AS ESTATÍSTICAS DAS SUAS POSTAGENS!
É o melhor jeito de saber se as linhas editoriais estão agradando seu público! Outra dica de ouro: Tire um tempo para avaliar as interações no seu perfil, tais quais como: curtidas, comentários, compartilhamentos e alcance, isso para começar.
Depois de um tempo, ficará mais claro quais são os temas e tipos de postagens que dão melhor resultado! 🧑🏻‍

INSPIRAÇÕES: NÃO É “COPIAR”, É TER UMA BASE PARA CRIAÇÃO DE SEUS CONTEÚDOS!
Como eu disse, não há nada de errado em buscar inspiração em outros perfis, redes sociais ou formatos de mídia. Mas, como está no título, não é copiar! Isso cria até uma má reputação para seu perfil e seus números, então, nope.
Mas é ótimo que você consuma conteúdos legais do setor que quer abranger, como dizia Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
FIQUE ANTENADO NAS TENDÊNCIAS OU CHAMADOS “TREND TOPICS”!
A única forma de estar por dentro de tudo que está nas redes sociais é sendo um usuário assíduo delas, acompanhar e ficar sempre atualizado em tudo.
Há casos que usam as redes sociais “apenas” para divulgar a marca, aí podem ocorrer armadilhas como:
Postar tendências desatualizadas;
Não entender como um formato ou recurso é utilizado;
Não criar uma relação com outras pessoas e marcas no seu setor.
E esses erros só fazem seu público ficar alienado e saturado, afinal, fica uma imagem engessada da sua empresa tentando parecer legal nas redes sociais. Meio forçado, não acha?! Então fique bem atento nisso!

Bom, agora que entendeu alguns pontos importantes. Vamos separar as dicas em: stories, reels, feed e coisas interessantes para acrescentar! Estão prontos?! Então, let’s go!

O QUE POSTAR NOS STORIES?

Esse é um formato mais informal, dando para ter uma relação mais rápida e dinâmica com seu público. Afinal, ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil. Mas, o que postar?

1. Frases e Citações:
No feed fica uma coisa nada legal, afinal, é bem mais visual e precisa ter uma página chamativa para sua empresa. Mas, nos stories, as frases e citações soam de uma boa forma!
Claro, sempre algo relacionado ao tema da sua marca. Não cite Machado de Assis, sendo que você trabalha com TI. Entendeu?! Tudo tem sua colocação certa!

2. Enquetes:
Essa é uma coisa INCRÍVEL dos stories! Através delas, você pode encorajar engajamento e até mesmo descobrir coisas importantes sobre seu público.
Aposte em perguntas sobre o que querem ver no perfil, quais seus produtos favoritos, músicas… Há uma infinidade de oportunidades dentro deste recurso!

3. Swipe Up e Links:
Para esse recurso é preciso ter mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada, mas não desanime!
Você pode incluir no seu feed alguns CTA’s e direcionar seu público para onde quer, mas se tiver essa opção, aparecerá um ícone de corrente no canto superior da tela. Aí acontece a mágica!
Só arrastar para cima e seu seguidor já é enviado para a página que você deseja.

4. Códigos de Desconto e Promoções Relâmpago:
Há uma vantagem nos stories durarem apenas 24 horas, sabe por quê?! É uma ótima oportunidade de ativar gatilhos mentais de urgência e escassez para quem te segue.
Isso aí, criar promoções inusitadas e códigos que duram APENAS enquanto o story está no ar. Uma ótima proposta!
Assim, você está atingindo dois objetivos de uma vez:
Realiza conversões em venda porque seus seguidores não querem perder a oportunidade;
Incentive seus seguidores a ficar de olho nos stories da empresa, para não ficarem de fora da próxima promoção.

5. Dia a dia na Empresa:
Essa é a forma de humanização mais legal para o público. Dando aquele toque pessoal e mais íntimo para seus seguidores, afinal, pessoas conectam pessoas.
Isso pode ser feito dividindo seu dia com os seguidores. Alguns exemplos de interação:
– Mostre os processos na empresa;
– Faça piadas com problemas diários como: “sextou e no trabalho estou”;
– Apresente sua equipe, mostre quem participa de tudo;
– Faça unboxing de novos produtos no estoque;
– Divida conquistas da empresa;
– Mostre comemorações, como aniversário de um funcionário da equipe!
Em resumo, divida com os seguidores a sua rotina na empresa. Esse é, afinal, o propósito inicial das redes sociais.

O QUE POSTAR NO FEED?

O Feed é um lugar mais abrangente, podendo ser composto de vídeos e fotos expostos no perfil. Lembrando que IGTV e Reels também podem contribuir na construção do seu feed.
Mas, vamos ao essencial, o objetivo real: Cativar seus seguidores pelos olhos. Mas como assim?! Exatamente, um dos motivos do Instagram ser uma das maiores redes sociais é por quão visual é.
Seu feed deve ter uma personalidade própria da empresa, sendo organizado, bonito e com uma identidade visual própria. Afinal, é a “vitrine” da sua empresa no Instagram. Vale a pena caprichar bastante!

1. Dicas sobre o setor:
Sabe aquele conteúdo que te instrui em algo que você nem sabia direito?! Essa é a importância das dicas e tutoriais, afinal, são conteúdos que apresentam um desempenho incrível, e não é de hoje.
Ensinar e ajudar seus seguidores é essencial e muito relevante, independente de qual seja o setor de atuação, as dicas podem fazer parte do seu conteúdo. Quer ver como?
Lojas de roupas podem ensinar como combinar peças;
Lojas de eletrônicos podem dar dicas sobre as melhores tecnologias;
Quem presta serviços de jardinagem pode dar dicas de cultivo ou seleção das melhores plantas para o ambiente;
Artesãos podem mostrar o processo ou dar dicas sobre como usar seus produtos;
Médicos podem dar dicas de saúde e cuidados em suas especialidades.
E por aí vai, só dividir um pouco do seu conhecimento na área com seu público de forma dinâmica e bem humanizada, certamente existe algo que você pode ensinar!

2. Demonstrações:
Sabe aqueles vídeos em que o próprio cliente demonstra como é bom o uso de tal produto da sua empresa?! Isso é a melhor forma de contornar os comentários e ainda gerar conexão entre os seguidores.
Você pode usar o Instagram para postar demonstrações dos seus produtos, entendeu?!
E, mesmo se você trabalhar com serviços, não descarte essa dica. Inove, mostre o processo para seus clientes, o antes e depois para criar mais expectativa!

3. Processos da sua empresa:
Sendo bem sincero, você se espantaria com a quantidade de pessoas que ADORAM ver determinados processos na internet. Desde uma decoração de bolos e doces até limpeza de calçadas com jato d’água.
Então, é bem provável que exista algo interessante na rotina da sua empresa que mereça um vídeo.
Muitas empresas postam o processo de separação, preparação e embalo dos pedidos com mensagens para cada um. É uma oportunidade de demonstrar carinho e atenção em cada entrega. <3

4. MEMES! (Claro, dentro do tema da sua marca.)
Empresas postando memes? Pode sim, e deve! Desde que você consiga adequar esse formato ao tema e a comunicação da sua empresa.
Assim como as trends, é preciso decidir se esse tipo de comunicação tem vínculo com a estratégia feita para seu público.
E, por favor, sempre mantenha-se atualizado e utilize isso da maneira correta! O meme, quando usado errado, é um tiro no pé da marca.

5. Marcos, conquistas e parabenizações:
Atingiu um número X de seguidores? As vendas tiveram um aumento bacana? Então, esse é o momento de compartilhar e agradecer ao seu público por todas as conquistas. Afinal, é graças a eles que você conseguirá chegar aonde deseja.
Além disso, foque também em datas comemorativas! Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa… Isso deve fazer parte do seu cronograma, especialmente com datas comemorativas com apelo emocional ou social.

O QUE POSTAR NO REELS?

Esse é um recurso mais recente, mas que não deixa de ser tão vantajoso quanto os outros. Na verdade, anda crescendo e tendo muita atenção no Instagram. Com engajamento para vídeos, competindo apenas com o Tik Tok.
Então, essa é uma oportunidade incrível de atingir novos seguidores em potencial! Para isso, aproveite o algoritmo: de músicas às hashtags, tudo isso ajuda a alavancar seu reels e encontrar usuários que vão se interessar nele.

1. Trends:
Quase uma “irmã” dos memes, as trends seguem formatos específicos e estão sempre ligadas à áudios, filtros ou estética.
Por isso, pode seguir os mesmos conselhos que damos para os memes, mas ainda assim o formato deve:
Ser realmente atual;
Fazer sentido na estratégia de comunicação da sua empresa;
Poder ser aplicado à temática do seu setor;
Ser utilizado corretamente, sem quebrar os padrões do formato.
É uma coisa muito comum de ver nas redes sociais que empresas utilizam as trends da forma incorreta para tentar se “encaixar” seu setor no formato. Mas, aí está a pegadinha: O formato que deve se encaixar no seu setor. Tcharãm!

2. Vídeos narrados:
Reels narrados com dicas e curiosidades unem o melhor dos dois mundos: facilidade e sucesso! Pode ser uma sequência de fotos, um vídeo acelerado ou até mesmo um stock de vídeo para os usuários.

3. Guias e Dicas:
Só para deixar claro: Reels são vídeos curtos, duram aproximadamente 30 segundos, esse é o tempo que tem para cativar seu público.
Então, tutoriais e dicas precisam ser exatamente do jeitinho que os usuários amam: diretos, simples e bonitas visualmente.
Usar recursos como transição e acelerar vídeos para mostrar o passo a passo de forma coesiva e rápida também é muito eficaz!

4. TBT (Throwback Thursday):
O famoso #TBT é muito popular no reels. Mas, para isso, precisa entender algumas coisas antes: Trata-se de vídeos ou fotos antigas que são postadas exatamente nas quintas-feiras!
É como se fosse um dia que o Instagram inteiro tirasse para recordar no passado, not bad! 🙂

5. Novidades e Temas atuais:
Isso é algo que, com certeza, você já devia imaginar que estaria aqui. Afinal, seus seguidores estão interessados nos temas atuais do setor. Então, se houver algo interessante rolando, não deixe de compartilhar com eles!


AI, AINDA TÔ COM DÚVIDAS… ENTÃO VÃO MAIS ALGUMAS DICAS DO QUE POSTAR NO INSTAGRAM!
O Instagram vive em constante mudança, possuindo uma grande variedade de formatos. E inúmeras maneiras de compartilhar conteúdos todos os dias!
É sempre importante que sua empresa acompanhe o desenvolvimento e tendências dessas ferramentas. Afinal, para aproveitar o máximo deles, é preciso se unir à isto desde o começo.

Sem mais delongas, as próximas dicas são destinadas para outros recursos do Instagram, porém, podem ser aplicadas no feed, stories e reels. Só soltar a criatividade.

1. Lives:
As famosas “lives” ou transmissões ao vivo estão cada dia mais populares entre os usuários! Uma maneira de interagir de uma forma autêntica, seja com palestras, bater papo com os seguidores ou promover eventos online.
É uma ferramenta ÓTIMA para o engajamento e, além de tudo, oferece a oportunidade de conhecer seu público de forma mais próxima.


2. Colaborações com outros Perfis:
Engajar com outros perfis do mesmo setor que o seu é uma dinâmica muito boa, aumentando o alcance da empresa e criando laços entre perfis.
Mas, para quem prefere outras opções: Também há os chamados “influencers”, escolhendo o nicho de seu público e criando um engajamento bom para sua empresa.


3. Colaborações com seus seguidores:
Uma das maiores vantagens que as redes sociais trazem para sua empresa é a interação com o público, então, aproveite isso o máximo que puder!
Vou te dar algumas dicas de ouro agora:
Lance desafios e peça para os usuários marcarem seu perfil;
Peça que eles compartilhem fotos com seus produtos e inclua uma hashtag especial da empresa;
Crie uma hashtag para os fãs da marca;
Incentive perguntas e faça lives respondendo elas ao vivo;
Comente nos posts onde foi marcado, nem que seja só um emoji, é essencial!


4. Conte histórias:
Seus seguidores sabem como foi o nascimento da empresa? Seus ideais? Qual a inspiração por trás do seu “sucesso”?
Dividir a história da sua marca e o seu trajeto como profissional ajuda as pessoas a se sentirem mais próximas da empresa, cria aquele famoso “top mind” em seus seguidores e fica mais humanizado para todos.
Afinal, elas podem se identificar com os desafios que você enfrentou ou se inspirar com sua superação!

E não precisa se limitar apenas a você, pode compartilhar história de avanços e conquistas de setores, maiores nomes da sua área ou história dos colaboradores de sua empresa. Histórias marcam a cabeça do público e criam uma ligação especial.


CONCLUSÃO DE TODO NOSSO DISCURSO…
Saber o que postar no Instagram não é a tarefa mais fácil como parece, mas não precisa tratar como um “bicho de sete cabeças”!
Com: organização, criatividade e persistência, você consegue tudo! Sério! 🤩
E, caso ainda bata aquele medinho para criar seus conteúdos ou como engajar sua empresa nas redes sociais. Saiba que a Digicriativa sempre estará de braços abertos para te ajudar.


Você já conheçe o digirocket? Nosso curso para redes sociais. Acesse e aprenda a decolar sua empresa ou trabalhe como social media.

Por hoje é só isso mesmo, pessoal!
Próxima semana teremos mais conteúdos para te ajudar nas redes sociais. 😉

Abraços,
#TimeAmarelo 💛