Instagram começa testes para a volta do feed cronológico

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn

O Instagram voltará a oferecer um feed cronológico, em que as fotos e vídeos são ordenadas das mais recentes para as mais antigas. Segundo a rede social, a novidade começou a ser liberada em fase de testes e deverá chegar a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2022.

O feed cronológico era usado pelo Instagram nos primeiros anos de sua existência. Ele foi substituído em 2016, quando a rede social adotou um modelo que prioriza perfis com os quais os usuários mais interagem.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, usou as redes sociais para dar mais detalhes sobre a mudança. O executivo afirmou que os usuários poderão escolher entre três opções:

  • Home: o feed no modelo atual, em que o Instagram ordena posts a partir do que acredita que atrairá mais interesse e inclui recomendações de contas que os usuários não seguem;
  • Seguindo: o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem, e sem recomendações da rede social;
  • Favoritos: opção para usuários criarem uma lista para garantir que verão publicações de alguns perfis, como o de amigos próximos.

De acordo com Mosseri, o feed “Home”, que não é cronológico, apresentará “mais e mais recomendações ao longo do tempo” e deve funcionar mais como um espaço de descobertas do que uma forma de acompanhar o conteúdo de quem você já segue. “Favoritos” permitirá que você facilmente se mantenha atualizado sobre seu grupo de amigos e familiares ou outra @ favorita, e “Seguindo” mostrará as postagens de todos os outros usuários que você segue.

Um detalhe aqui, que está sendo bastante criticado: a solução que está em teste desde o início de dezembro não permite que o usuário selecione um dos formatos de feed como sua preferência de visualização padrão, o que significa que se quiser ver seu feed em ordem cronológica, você terá que mudar manualmente para o feed de “Favoritos” ou “Seguindo” toda vez que usar o aplicativo.