4 Dicas pra aumentar seguidores orgânicos no Instagram

Compartilhar em facebook
Facebook
Compartilhar em twitter
Twitter
Compartilhar em linkedin
LinkedIn

Uma das principais dúvidas que a maior parte das pessoas possui diz respeito a como ganhar seguidores no Instagram.

Hoje, você irá aprender em 5 passos importantes como ganhar seguidores orgânicos:

Se esse é um questionamento que você também faz, então saiba que aqui nesse artigo serão mostradas algumas dicas que lhe ajudarão bastante nesse processo.

Fazer um cronograma de postagens e criar conteúdos variados são apenas algumas das formas de aumentar a quantidade de seguidores de forma orgânica no Instagram.

Acompanhe esse texto até o final para saber mais a respeito de como aumentar a sua audiência no Insta organicamente. Boa leitura!

1. Monte um cronograma de postagens

A primeira dica de como ganhar seguidores no Instagram de maneira orgânica é por meio de um cronograma de postagens.

Não há dúvidas de que a organização é imprescindível para que obtenha sucesso dentro de uma estratégia de marketing, e é aí que entra a importância de ter um calendário editorial.

Sabendo o que postar, você então já vai ter conhecimento de antemão do tipo de conteúdo que necessita produzir, o que dará mais tempo para criá-lo com mais calma e obter um resultado de maior qualidade.

ogicamente que haverá momentos em que você pode precisar modificar um pouco o calendário adotado, afinal, contratempos acontecem.

Entretanto, ter esse planejamento prévio vai ajudar bastante para evitar que você crie conteúdos sem relevância para o seu público ou ainda esqueça de fazer postagens nos dias certos.

Existem muitas vantagens em criar o seu calendário editorial de postagens, que pode ser semanal, mensal ou mesmo anual, com foco nas datas especiais, como Natal, dia das mães e dia dos pais, por exemplo.

Algumas dessas vantagens principais são:
  • Você terá mais tempo para planejar seus conteúdos, o que irá gerar posts com maior qualidade
  • Você conseguirá deixar o seu feed mais organizado
  • Você conseguirá manter uma identidade visual das suas postagens
  • Você vai poder planejar campanhas sazonais com antecedência, de modo a obter melhores resultados
  • Você vai evitar esquecer-se de fazer uma postagem, o que vai ajudar a manter a boa visão dos seus seguidores a respeito do seu comprometimento
  • Você vai deixar os processos mais otimizados

Para que seja possível criar um bom calendário de postagens, entretanto, é preciso saber como fazer isso da forma certa.

O que significa que será preciso definir qual será a frequência de publicações da sua conta, criar um banco de ideias para ter certeza de que sempre terá conteúdo para novas postagens, entre outras coisas.

2. Crie um perfil estratégico e atraente

Uma outra dica que faz toda a diferença sobre como ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica é criar um perfil que seja estratégico e atraente.

Mas o que isso significa?

Isso quer dizer que você deve procurar sempre postar fotos e designs que sejam interessantes para o seu público-alvo.

Dessa forma, você poderá criar conteúdos que tenham qualidade e que atraiam o interesse do seu público, para garantir que mais pessoas irão não só seguir, mas também interagir com seu perfil.

Uma maneira de deixar o seu perfil mais atraente é, inclusive, criando um feed organizado e harmonioso, que realmente tenha um diferencial aos olhos do seu público, mantendo sempre o padrão.

Para que você possa fazer isso, o Canva é uma ótima opção de ferramenta para criar conteúdos interessantes e personalizados.

3. Produza conteúdos variados como Reels

Ainda há muitas pessoas que focam apenas em um único tipo de conteúdo, em geral imagens, dentro do Instagram, o que é um erro.

Quando você varia nos formatos de conteúdos das publicações, então há chances de atrair pessoas do seu público-alvo que tenham preferências distintas.

Há aquelas que gostam de conteúdos em imagens, enquanto há outras que preferem vídeos nos Stories, para interação, e aquelas que gostam mesmo é de vídeos no Reels, uma opção de conteúdo cada vez mais em alta.

Os vídeos, aliás, quando são bem planejados e interessantes podem gerar uma taxa de engajamento com o triplo de interações do que as imagens.

Sendo assim, hoje vale a pena apostar muito nos conteúdos em vídeos para o Reels, obtendo assim resultados com maior qualidade.

4. Faça uso de hashtags da forma certa

Uma dica importantíssima para você que quer aprender a como ganhar seguidores no Instagram é fazer o uso das hashtags da maneira certa.

Mas o que é uma hashtag?

Acredito que você já as tenha usado ou possua alguma noção a respeito do que elas são, mas caso não tenha, é hora de aprender.

Uma hashtag trata-se de um recurso muito importante dentro do Instagram e que serve para direcionar as publicações que você criou para o público-certo.

Ela é caracterizada pelo uso da cerquilha ou jogo da velha, o símbolo #, juntamente com uma palavra, que tenha relação com o conteúdo da sua publicação.

Praticamente qualquer palavra pode ser usada como uma hashtag, mas há aquelas que são mais populares e, portanto, geram um alcance maior, enquanto outras são pouco vistas ou buscadas.

Algumas comuns são aqueles como #instaday, #instafood, #tbt, #travel ou #lookdodia, por exemplo, apenas para citar as que têm uma alta popularidade.

Esses elementos são usados para publicações nas mais diversas redes sociais, como Twitter e Facebook, mas foi no Instagram que elas realmente tornaram-se tão populares.

Quando você coloca hashtags que tenham a ver com o seu negócio e com a publicação criada, então o seu perfil poderá ser encontrado de forma muito mais fácil pelos usuários da rede social.

Além disso, ainda há a questão da organização, pois isso permite que seu conteúdo seja categorizado no Instagram, sendo mostrado para as pessoas que têm interesse naquele determinado assunto.

Um erro que muitas pessoas ainda cometem é tentar utilizar hashtags sem nenhuma relação com o que estão publicando, apenas porque elas são populares, acreditando que assim terão mais curtidas e engajamento.

Conclusão

Como você pôde ver, é possível conseguir mais seguidores no Instagram de forma orgânica, sem a necessidade de utilizar aplicativos específicos para isso ou de investir em anúncios pagos para atrair mais pessoas até o seu perfil.

Aqui foram mostradas algumas dicas incríveis a respeito de como ganhar mais seguidores de forma rápida e simples, apenas por meio de algumas práticas que você pode realizar facilmente.

Comece a colocar hoje mesmo em prática tudo o que aprendeu aqui nesse texto para começar a subir a sua audiência dentro do Instagram o mais rápido possível.

Gostou do artigo de hoje sobre as 4 dicas de como ganhar seguidores orgânicos no Instagram?